Soprano. É Mestre em Música pela Universidade de São Paulo, diplomada em Ópera Performance pela Hochchule für Musik und Darstellende Kunst de Viena e pós-graduada no curso de Formação Integrada em Voz do CEV. Tem se apresentado regularmente como solista em concertos e gravações no Brasil, Alemanha, Áustria, Bélgica, Escócia e França. Atua principalmente como camerista, compondo, entre outros grupos, o Duo Materiales, com o percussionista Joaquim Abreu, o duo As you like it, com a alaudista Carin Zwilling e o Trio Kaiser-Miller-Bock com as cellistas Gretchen Miller e Vana Bock. É professora de Canto da Escola Municipal de Música de SP desde 1994 e trabalha regularmente como preparadora vocal em espetáculos teatrais.
Compositor, professor. Estudou composição com O. Lacerda e foi o último aluno de C. Guarnieri. É formado em piano pela Escola Municipal de Música de São Paulo (classe de Sônia Albano) e em Composição e Regência na UNESP (classe de Flo Menezes). Frequentou masterclasses com P. Boulez, H. Górecki, H. U. Humpert e outros. Tem se destacado dentre os compositores de sua geração e sua música é frequentemente executada no Brasil e no exterior. Possui mais de 150 títulos compostos: peças para orquestra, coro, câmara, canções e numerosa obra para piano. Recebeu o prêmio de “Melhor Obra Vocal” na XVIII edição da Bienal de Música Contemporânea Brasileira. Em 2011 apresentou o programa Música Didática na Rádio Cultura e hoje é professor na EMM de São Paulo e na Faculdade Cantareira, além de Assessor Pedagógico do Conservatório de Tatuí.
Soprano. Realizou seus estudos musicais no Conservatório Nacional do Rio de Janeiro e frequentou os cursos livres do Seminário de Música da Pró-Arte de São Paulo. Foi aluna de Ulla Wolf e do maestro Conrad Bernhardt. Com carreira pautada na música antiga e contemporânea, é uma das principais divulgadoras da música vocal brasileira. Atua em oratórios, cantatas, missas, óperas barrocas e música de câmara. Apresenta-se nos principais festivais brasileiros como o Festival de Campos de Jordão e o Festival de Música Nova, estreando obras de compositores nacionais e estrangeiros. Pertenceu ao Coral Paulistano por vinte e cinco anos. Integra o grupo Barroco & Companhia. É professora de técnica vocal e canto.
Percussionista. Diplomado no Conservatório Nacional da Região de Strasbourg, França. Desde 1987, dedica-se à música de câmara e à difusão do repertório contemporâneo brasileiro. Com o Duo Diálogos de percussão apresentou-se no Carnegie Hall, em Nova York, na Rádio France, em Paris, no Grand Théatre de Genebra, na Radio Bremen e no Festival de Campos de Jordão. Com o Materiales Ensemble, duo para voz e percussão com a soprano Andrea Kaiser, recebeu o "Diapasão de Ouro" em 1996, pelo CD Materiales. Com o clarinetista Paulo Passos realizou mais de cem recitais em todo país. Mais de trinta renomados compositores brasileiros dedicaram obras à Joaquim Abreu. Ao longo de vinte anos, lecionou percussão e música de câmara na Escola Municipal de Música de São Paulo. É proprietário do Estúdio dos Lagos, dedicando-se à pesquisa e ao registro da produção contemporânea brasileira.
Barítono e psicólogo. Atua como solista em óperas, oratórios e também no repertório de câmara. Graduado em Psicologia e História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, dedica-se à pesquisa da psicologia e saúde mental e à divulgação da música de câmara canadense.
Compositor, performer eletroacústico, pesquisador em documentação musical e engenheiro de som. Estudou no Instituto de Artes daUNESP, com Conrado Silva e Michel Phillipot. Cursou também engenharia eletrônica, de 1975 a 1980, na FEI. De 1981 a 1983, estudou composição de música eletroacústica, com Guy Reibel, no Conservatório Superior de Música de Paris. Concluiu mestrado na Sorbonne (Paris VIII), sob a orientação de Daniel Charles. Coordena na Unicamp a seção brasileira do Centro de Documentação de Música Contemporânea, CDMC, órgão cuja sede principal fica em Paris. É professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. Suas composições abrangem os mais variados gêneros: música instrumental, eletroacústica, trilhas para vídeo, cinema, teatro, criações radiofônicas e instalações multimeios. Criou o MUSICON - Guia da Música Contemporânea Brasileira, edição impressa e on-line distribuída internacionalmente.
Violonista, compositor. Estudou violão com Isaias Sávio, Henrique Pinto e Abel Carlevaro, e composição com Sérgio Vasconcelos Correia e H. J. Koellreutter. Premiado em diversos concursos internacionais, apresentou-se como solista e camerista no Brasil, EUA, Canadá, França, Alemanha e China. Destaca-se pelo ecletismo de seu repertório, que vai dos clássicos à música contemporânea, da música popular brasileira ao Jazz. É professor de violão na Escola Municipal de Música e na Escola de Música do Estado de São Paulo.
Flautista. Graduado pela Faculdade Santa Marcelina. Estudou com Renato Axelrud e Jean-Noel Saghaard. Participou de cursos e master classes ministrados por James Galway, James Walker, András Adorjan, Pierre-Yves Artaud e Jeanne Baxtresser Atuou por mais de 25 anos como primeira flauta das melhores orquestras do país como a OSESP (1981-2001) e a OSB (2003-2006). Apresentou-se como solista na Eslovênia, Alemanha, Finlândia, Rússia, Estados Unidos, Paraguai, Costa Rica, Argentina e Brasil. Como professor, ministrou aulas e master classes no Conservatório Superior de Genebra, La Chaux-des-Fonds, University of Iowa e Southern Mississipi University.É Professor na Faculdade Cantareira–SP e no Instituto Baccarelli-SP. Presidente da Associação Brasileira de Flautistas-ABRAF.
Pianista. Graduou-se no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Desenvolve intensa atividade como camerista, apresentando-se com músicos nacionais e internacionais nas principais salas de concerto do País. Apresentou-se em recitais solo na França, Suíça, Bélgica e Alemanha. É pianista do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo. Idealizadora do Núcleo Hespérides, coordena as suas ações: apresentações, palestras, master classes, gravações, projetos educativos. Foi professora de piano no Conservatório do Brooklin e professora de música de câmara da Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
Compositor, regente e professor paulistano de nascimento. Aluno de Camargo Guarnieri; em regência, foi orientado por Alceo Bocchino e Francisco Mignone. Bolsista do Governo Brasileiro realizou trabalhos e estudos na Universidade de Columbia, Nova York, sob a orientação dos compositores Vladimir Ussachevsky e Mário Davidovsky. Com obras divulgadas no Brasil e no exterior, é detentor do Prêmio Molière de Teatro, Melhor Música no Festival de Cinema Curta Metragem, da Venezuela. Suas composições, estreadas ou apresentadas em festivais internacionais de Música Contemporânea da Europa, são publicadas por editoras nacionais, norte-americanas e alemãs. Premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, mais o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, também pelos Festivais de Coros na Espanha e Áustria. É membro da Academia Brasileira de Música; figura entre os verbetes de importantes enciclopédias e é tema de dissertações e teses acadêmicas. Foi regente titular de importantes Orquestras Sinfônicas brasileiras, diretor da Universidade Livre de Música e dos Festivais Internacionais de Inverno de Campos do Jordão (1993-97). Em Karlsruhe, Alemanha (setembro/2013), realizou importantes trabalhos relacionados à Música de Câmara brasileira. Professor Doutor pela Universidade de São Paulo, agora aposentado, por mais de duas décadas ministrou classes de composição e regência no Departamento de Música da ECA/-USP. Novamente laureado pela APCA, foi honrado com o Grande Prêmio da Crítica, em 2013. Em 2015, participou do Festival de Inverno de Campos do Jordão como Compositor em residência.
Estudou Composição na Universidade de São Paulo (USP) com Willy Corrêa de Oliveira. Doutorou-se em 1992, com bolsa do CNPq, pela Universidade de Liège (Bélgica), sob orientação de Henri Pousseur, com tese sobre as origens da música eletroacústica, a obra do compositor italiano Luciano Berio e suas relações com a fonologia estrutural (segundo a ótica de Roman Jakobson). Em 1997, já de volta ao Brasil, realiza sua Livre-Docência, tornando-se um dos mais jovens Livre-Docentes da história da Unesp (Universidade Estadual Paulista), e o primeiro na área da Composição Eletroacústica no país, com tese sobre a Atualidade Estética da Música Eletroacústica, publicada pela Editora da Unesp como obra selecionada pela editora para publicação de trabalhos de docentes daquela Universidade. Em maio de 2011, torna-se um dos mais jovens Professores Titulares da Unesp.
Compositor, professor universitário, conferencista, colaborador das principais revistas e jornais brasileiros. Doutor pela Universidade de São Paulo, onde lecionou no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes até se aposentar. Iniciou seus estudos de música aos 18 anos, no Conservatório Musical de Santos, com Savino de Benedictis e Antonieta Rudge. Praticamente autodidata em composição, compôs sob orientação de Cláudio Santoro e Olivier Toni, e frequentou o Ferienkurse fuer Neue Musik de Darmstadt, Alemanha, em 1962 e 1968. Foi fundador (1962), diretor artístico e programador do Festival Música Nova de Santos, o mais antigo em seu gênero em toda a América. Como professor convidado e composer in residence, deu aulas na Universidade de Wisconsin-Milwauke (Estados Unidos) na qualidade de University Artist 78/79 e Tinker Visiting Professor. Um dos pioneiros da música concreta no Brasil, foi um dos signatários do Manifesto Música Nova, publicado pela revista de arte de vanguarda Invenção, de 1963. Foi porta-voz da poesia concreta paulista. Um dos pioneiros no Brasil no campo da música concreta, da música aleatória, da música serial integral, mixed media, experimentando ainda novos grafismos, novos materiais sonoros e a incorporação da ação musical à composição, do happening.
Compositora, pesquisadora, etnomusicóloga, professora. Doutora em Antropologia Social (FFLCH/ USP), graduação em piano (CDMSP). Membro da Academia Brasileira de Música, ICTM (NY), ANPPOM, ABET. Estudou com Camargo Guarnieri. Foi bolsista da Fundação Gulbenkian. Em seu catálogo de obras constam 130 obras (câmara, coral, orquestra),10 peças premiadas em Concursos Nacionais de Composição. Participação nas Bienais de Música Brasileira, RJ e Apollon Stiftung, Alemanha. Obras utilizadas como temas de doutorado na Boston University, Indiana University, Unicamp, USP e UFU. Pesquisas e trabalhos (antropologia da música), em aldeias portuguesas, entre povos caiçaras (SP), povos Guarani-Mbyá (SP) e indígenas das etnias Timbira (TO e MA). Colaborou na implantação da pós- graduação em Etnomusicologia, docente convidada na Escola de Música da UFBA. Livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Consultora em Educação Musical Diferenciada do Centro de Trabalho Indigenista (MEC//FUNAI). Docente nos cursos de graduação em Etnomusicologia (FASM e CMBP) e da pós graduação em Antropologia da Música (FFLCH/ USP).
Regente, pesquisador, professor universitário. Membro da Academia Brasileira de Música. Professor Doutor do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNESP. Como regente, prioriza a pesquisa, divulgação e interpretação do repertório brasileiro. Já dirigiu mais de 600 obras de autores brasileiros, cerca de 130 delas em estreia mundial. Concluiu o curso de regência na Universidade de São Paulo/USP, em 1980. Nos três anos seguintes, continuou seus estudos na Escola Superior de Música de Detmold, Alemanha, sob a orientação de Martin Stephani. Durante este período, estudou também com Sergiu Celibidache. Atuou como regente coral, à frente de vários grupos, destacando-se o Madrigal Klaus-Dieter Wolff, prêmio APCA de melhor coral do ano de 1980. Desenvolveu intenso trabalho voltado à formação de músicos, como regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (1985-1987) e Orquestra Sinfônica Juvenil do Litoral (1984-1991). Ao mesmo tempo, durante 12 anos, foi regente da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba (1986-1998), com a qual realizou diversas turnês nacionais e internacionais. Em 1992, à frente da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuou como regente titular e diretor artístico, funções que exerceu ainda na Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre (1996-2003). Dirigiu eventos, cursos e festivais de música, destacando-se o Festival de Inverno de Campos do Jordão, do qual foi diretor artístico durante quatro anos (1987-1990), e as Oficinas de Música de Curitiba. De 1998 a 2005, foi regente da Sinfonia Cultura - Orquestra da Rádio e TV Cultura de São Paulo, tornando-se também, a partir de 1999, seu coordenador musical. Como regente convidado, já dirigiu as principais orquestras brasileiras e atuou também no exterior: Alemanha, Costa Rica, México, Espanha e Dinamarca.
Engenheiro Civil. Com MBA em Gestão de Empresas pela FGV, é especialista em Gestão de Projetos, certificado pelo Project Management Institute (USA). Trabalhou como consultor em diversos projetos internacionais de grande porte no Brasil, China, Índia, Argentina, Colômbia e França. Atualmente é Diretor de Portfólio de Projetos do grupo Saint-Gobain no Brasil. Responsável pela estruturação jurídica e pela manutenção financeira da Associação Hespérides, durante os primeiros cinco anos.
Tem conduzido sua carreira musical ao som da voz cantada, seja como regente, arranjador, organista ou professor. Dentre seus trabalhos corais estão os realizados à frente do Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo, Coral da Unesp, por ele criado, Cia Coral, Associação Coral Cantum Nobile, Coral dos Estudantes de Medicina da Santa Casa de São Paulo, Madrigal Psichopharmacom e muitos movimentos corais por ele liderados. Foi também Diretor da Escola Municipal de Música de São Paulo, Regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo e Professor do Instituto de Artes da Unesp. Atualmente tem participado dos Painéis Funarte de Regência Coral.
Nasci no Recife em 1938. Estranha profecia (desde a entranha de minha consciência -ainda em formação- na infância) asseverou que eu teria que ser músico. Aceitei sem duvidar, sem hesitar: por mais de 65 anos, estudo *, trabalho, reflito incessantemente para conseguir escrever as músicas sem as quais morreria, e, isto, em um mundo refratário a qualquer arte que não se submeta às regras do jogo (e do jugo) do hediondo capitalismo (imperialista, golpista).
Willy Corrêa de Oliveira
São Paulo, dezembro de 2016.
* Por volta dos 20 anos, muito me auxiliaram: Olivier Toni, Henri Pousseur, Gastão Frazão.
Soprano. Apresenta-se no Brasil e exterior em óperas, concertos sinfônicos e recitais com obras de todas as épocas e estilos. Atuou ao lado de grandes nomes do canto lírico internacional como Carlo Bergonzi e Plácido Domingo, e como solista em primeiras audições de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Gilberto Mendes e Cláudio Santoro. Entre outros, gravou os CDs Puertas (Selo SESC) e Vozes Mulheres (Proac SP).
Barítono. Formado em piano pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, foi aluno de Ulisses de Castro, Luciana Sayuri e Marisa Lacorte. Graduou-se no curso de música pela Universidade Cruzeiro do Sul. Cantou o papel de Gaudenzio na ópera “Il Signor Bruschino” de Rossini, Jake, na ópera Porgy and Bess e Comte Capulet na ópera Romeo et Juliette, de Gounod. Participou como solista da obra The World of the Spirit, de B. Britten, realizada no Teatro Municipal de São Paulo. Estudou canto com Carmo Barbosa e masterclass com Nathalie Stutzmann. Atualmente, estuda sob a orientação de Caio Ferraz e Marília Vargas. Integra o Coral Paulistano do Teatro Municipal de São Paulo desde 2007.
Pianista. Graduada pela Universidade de São Paulo. Recebeu prêmios em concursos: Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Jovens Instrumentistas do Brasil, Concurso de Música de Câmara da Faculdade Santa Marcelina (SP), “International Piano Duo Competition” (Tóquio/Japão) e Prêmio Governador do Estado de São Paulo. Foi solista com a Orquestra Sinfônica de Santo André, OSUSP e OSESP, entre outras, pianista da Orquestra Experimental de Repertório, Coordenadora da Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e TV Cultura, e programadora e produtora da Rádio Cultura de São Paulo. Integra o corpo docente da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Cineasta, Produtor. Atuou em televisão na área de dramaturgia e teleducação. Foi Diretor Geral do Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho e Gerente de Produção na TV Cultura. Na Associação Hespérides colabora no setor de projetos, registros em audio e vídeo, produção e direção executiva.
Violonista, Regente, Compositor, Professor, Pesquisador. Violonista e regente de coral e orquestra, muito atuante como intérprete, professor, arranjador e compositor. Professor de violão clássico, música de câmara, canto coral e matérias teóricas na Escola Municipal de Música de São Paulo de 1977 a 2012, aposentado depois de 35 anos de dedicação ao ensino de música. Lecionou nos conservatórios estaduais de música em Tatuí (SP) e Pouso Alegre (MG). Como docente, ministrou aulas nas faculdades de música FAAM-FIAM, Carlos Gomes e Universidade Cruzeiro do Sul. Obteve os títulos de Mestrado (2009) e Doutorado (2015) em Práticas Interpretativas no PPGMUS ECA-USP, sob orientação do Prof. Dr. Edelton Gloeden. Apresenta-se regularmente em recitais de violão solo, conjuntos de câmara e concertos em ambientes diversificados. Violonista convidado da Sinfonia Cultura, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Municipal de São Paulo. Regente do Ensemble de Violões do Festival internacional “Leo Brouwer”, nas 4 edições (2008, 2009, 2011 e 2013).
Atriz, Cantora, Dramaturga, Diretora teatral, Produtora, Advogada. Atriz, cantora, dramaturga, diretora teatral e produtora. Iniciou sua carreira artística no renomado Teatro de Arena/SP nos anos de 1960. Educadora, dedicou-se por 22 anos à educação e arte-educação nas escolas Serelepe e Trampolim. Posteriormente, de 1999 a 2002 integrou o Teatro Ágora/SP. É coordenadora de artes da Associação Interação Rede Social, e integra o Núcleo Teatral III Sinal da Cooperativa Paulista de Teatro, o qual fundou em 2007. É também advogada e mediadora de conflitos no judiciário.
Pianista. Natural da Romênia, formou-se como solista na Universidade de Música de Bucareste, com orientação dos professores Viniciu Moroianu e Viorica Radoi. Obteve a primeira colocação no Concurso de Música Romena de Bucareste (1993) e recebeu os Prêmios Ludmila Popisteanu e Olga Szel no concurso Mihail Jora (1997). Gravou diversos programas para a Rádio e TV de Bucareste e participou como professora e pianista de vários festivais, na Romênia e no Brasil. Desenvolve intensa atividade solo e camerística no Brasil, com um repertório que abrange compositores clássicos, música contemporânea e música brasileira. Gravou o CD Por toda a minha vida com Ana Valeria Poles e a Missa Orbis Factor de Aylton Escobar, junto ao Coro da OSESP. Com Emmanuele Baldini, gravou o CD Sonatas de Camargo Guarnieri (selo Bis), e o CD Cage +. Integrou a equipe musical do concurso Pré-Estreia da TV Cultura (2012 e 2013). Atualmente, atua como pianista da Fundação OSESP, integra o projeto Academia OSESP, como professora correpetidora e é professora da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Violonista. Graduado pela Faculdade Santa Marcelina de São Paulo, Mestre em Técnicas Estendidas pela UniCamp. Foi premiado aos 15 anos no Concours Internacional de Guitarre de Tredéz – Locquémeau (França). Atua como solista e camerista no Brasil e no exterior. Integra o corpo docente da Escola Municipal de Música de São Paulo.
Regente da Banda Sinfônica e professor de regência de banda da Oficina de Regência da Escola Municipal de Música de São Paulo. É o atual presidente da WASBE - World Association of Symphonic Bands and Ensembles, o primeiro latino-americano a ocupar essa posição. Formado em piano, violino e viola, recebeu seu título de mestrado em regência orquestral pela “City University” em Londres, como aluno de Ezra Rachlin. Criou e estabeleceu orquestras jovens em Tatuí, Belo Horizonte e São Paulo. Através do Conservatório de Tatuí realizou várias encomendas a compositores brasileiros, Mario Ficarelli, Ernest Mahle, Edson Beltrami, Hudson Nogueira. Como regente vem atuando em vários países como, Hungria, Austrália, Alemanha, Inglaterra, Espanha, África do Sul, Colômbia, Uruguai, Costa Rica, Paraguai, Argentina e Taiwan. Estabeleceu e coordenou as I e II edições da Conferência Íbero-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica. Estabeleceu e coordenou o Seminário Nacional de Regentes de Banda de 2013 a 2017. Organizou também a 1a. Semana de Composição para Banda, I e II Edições do Concurso National de Composição para Banda. Escreveu 5 espetáculos infanto-juvenis para projetos direcionados às escolas públicas. Foi Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra de Sopros Brasileira, conjunto que gravou 8 cds com obras brasileiras. Colaborou com a série norte-americana ‘Teaching Music Through Performance in Band’ volume 10. Dario
Violonista, é um dos mais destacados músicos brasileiros da atualidade. Apresenta-se regularmente nos EUA, Europa e Brasil, em recitais solo, com grupos de câmara e em concertos com orquestra. É professor do Departamento de Música da ECA-USP e presença constante nos mais importantes festivais de música em nosso país. Entre suas gravações, destacam-se os CDs “12 Valsas Brasileiras em Forma de Estudos” de Francisco Mignone (Editais ProAc) e “Integrais”, com a obra integral para violão solo de cinco compositores brasileiros (Selo Sesc).
Violinista. Graduada pela UNESP, seguiu estudos na Boston University (mestrado) e Northwestern University (doutorado), EUA. Recebeu diversos prêmios: primeiro lugar nos concursos “Jovens Instrumentistas do Brasil”, “Jovens Estímulos do Estado de São Paulo”, “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo” e no Concurso de Solistas da Northwestern University. Atua como solista e camerista, realizando destacado trabalho voltado à divulgação do repertório brasileiro e contemporâneo. Gravou a obra para violino e piano de César Guerra-Peixe. Foi professora de violino e música de câmara da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora de violino da Universidade de São Paulo.
Compositora e professora. Graduada pela Universidade de São Paulo. Foi aluna de H. J. Koellreutter. Especializou-se em Composição com Franco Donatoni, na Itália e em Pedagogia Musical com Encarnación Lopez Arenosa, na Espanha. Trabalhou em várias instituições europeias. Suas obras foram executadas no Brasil, Alemanha, Itália, França e Espanha. Em 2010, estreou em Berlim a obra “Gigio’s Flight” e, em 2011, recebeu o Prêmio Funarte de Composição Clássica. É coautora dos livros "Encarnación López de Arenosa: La mirada infinita" e "Metodologias Ativas - Educação Infantil: a criança e a linguagem das artes". Atualmente, leciona na Oficina de Música Fabia Ricci. Ministra palestras e workshops.
Violoncelista. Prêmio "Virtuosité" pelo Conservatório Superior de Genebra (Suíça) e Doutora pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), tem atuado como solista, acadêmica, educadora, camerista, recitalista em vários países na Europa, Ásia e América Latina. Lecionou violoncelo, técnicas orquestrais e música de câmera na Eastern Illinois University (EUA), UNESP, UNICAMP, Faculdades Cantareira de Música e Escola Municipal de Música. Atualmente mora nos Estados Unidos em Tulsa, Oklahoma, onde desenvolve uma intensa atividade musical.
Pianista. Estudou com Sebastian Benda, Gilberto Tinetti, Vera Astrachan. Fez pós-graduação “lato sensu” na Faculdade de Música Carlos Gomes. Obteve os prêmios de “Melhor Pianista Acompanhadora” no 3º Concurso para Instrumentos de Cordas da Pró-Arte de Juiz de Fora, e no 4º Concurso “A Canção Brasileira” do Centro de Música Brasileira. Foi pianista do Coral Lírico do Teatro Municipal de São Paulo e pianista co-repetidora da Escola Municipal de Música de São Paulo. Atualmente é professora de piano do Conservatório Municipal de Guarulhos e pianista co-repetidora da EMESP - Tom Jobim.
Mezzo-soprano. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP), Bacharel em Canto (UNESP) e em Comunicação (FAAP), possui extensões em Fisiologia da Voz (INVOZ) e Análise Acústica da Voz (COGEAE-SP). Atuou diversas vezes na Europa (Itália, França e Croácia), com grupos vocais brasileiros, apresentando-se também como solista. Na ópera, estreou no papel de Karolka, na 1ª montagem brasileira de “Jenufa” (L. Janácek) sob regência de Ira Levin, no Theatro Municipal de São Paulo. Interpretou o Príncipe Orlofsky do “Morcego”, de J. Strauss, no Cena Aberta do TMSP, assim como diversos personagens nas “Vesperais Líricas” do TMSP, incluindo a interpretação do papel-título da ópera “Djamileh”, de Bizet. Como camerista, tem se apresentado em importantes salas e séries de concertos do país. Exerce atividade pedagógica na área de preparação e técnica vocal desde 1998 e integrou, por mais de doze anos o Coral paulistano do TMSP. Atualmente integra o corpo de professores da Escola Municipal de Música da FTMSP, o Grupo de Estudos sobre a Fala e atua como solista e camerista, com repertório que se estende do período barroco ao séc. XXI.
Tenor. Um dos mais importantes cantores brasileiros. Estudou com grandes mestres como Eladio Perez-Gonzales, Sonia Born, Maria de Lourdes Cruz-Lopes, Esther Scliar, Carlos Alberto Pinto Fonseca. Atuou sob a regência de maestros renomados, como Michel Corboz, Eleazar de Carvalho, John Neschling, Roberto Minczuk, Robert Shaw. Em Minas Gerais, desenvolveu importante atividade em regência coral, tendo sido finalista do concurso de coros do Jornal do Brasil, regendo o coral do Conservatório Lorenzo Fernandez da cidade de Montes Claros. Foi regente titular do Coral Lírico da Fundação Clovis Salgado do Palácio das Artes em Belo Horizonte. Atualmente, dirige o Coro Acadêmico e, desde 2001, é responsável pela preparação vocal dos Coros da OSESP.
Pianista. Professor Doutor da Universidade de São Paulo, atuou como professor na Universidade do Colorado-Boulder e realizou recitais, palestras e cursos sobre o repertório vocal de câmara nos EUA, na Itália, na Alemanha, na Espanha, em Portugal e no Brasil. Apresentou-se em recitais com cantores solistas do Metropolitan Opera, New York City Opera, Houston Grand Opera, Teatro Mariinsky e La Scala. Acompanhou aulas de figuras como Shirley Verrett, George Shirley, Ann Murray, Rudolf Piernay e François LeRoux e as master-classes de Grace Bumbry, Kiri Te Kanawa, Joyce DiDonato e János Starker. Ballestero completou o seu Doutorado em Colaboração Pianística e Música de Câmara na Universidade de Michigan. Estudou com dois dos mais renomados especialistas em colaboração pianística da atualidade, Martin Katz e Dalton Baldwin.
Violista. Graduou-se pela Faculdade Santa Marcelina, aperfeiçoando-se na Academia da Filarmônica de Berlim (Alemanha), com bolsa de estudos patrocinada pela Sociedade Vitae, e na Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha), com bolsa de estudos dos governos alemão (DAAD) e brasileiro (CAPES). Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Música na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Recebeu prêmios da APCA como integrante da Orquestra Solistas do Brasil e do Quarteto de Cordas de São José dos Campos. Com frequência leciona em festivais e ministra master classes em universidades. É um dos mais destacados vio;listas brasileiros, atuando regularmente como músico camerista e solista. Atualmente, é professor de viola do Instituto de Artes da UNESP.
Barítono com mestrado em interpretação musical pela Unesp e bacharelado em canto pela Faculdade de Música Carlos Gomes (SP). Participou de inúmeras montagens de ópera como solista tendo se apresentado sob a regência dos mais renomados maestros brasileiros. Possui um amplo repertório camerístico que inclui obras de múltiplos compositores com especial interesse na canção erudita brasileira. Atuou em diversos grupos musicais tais como: Brasilessentia (música colonial brasileira), Il Dolce Ballo (música barroca e renascentista) e Orquestra de Câmara Paulista (música brasileira do século XX), vindo a registrar em CDs alguns destes trabalhos. É integrante do Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo com o qual também tem se apresentado como solista em várias produções.
Doutor (2024), Mestre (2018) e Bacharel em Música - com habilitação em Composição e Regência - (2001), pelo Instituto de Artes da UNESP. Possui Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade Paulista de Artes - FPA, (2003). Atuou como Regente Assistente da Banda Municipal de Mauá. Vencedor do 1º Concurso Nacional de Arranjos para a Banda Sinfônica de Tatuí, SP, (2000). Foi Professor Orientador do Grupo de Metais do Centro de Comunicações e Artes SENAC, SP. Foi membro do "Brasil Musicantes", programa nacional de musicalização coletiva para crianças do ensino fundamental I, (2010 a 2020). Foi Arquivista Musical da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), de 2001 a 2013. Ocupou o cargo de Assistente de Direção da Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, (2013 a 2016). Atualmente é Gerente do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo
Flautista. Graduado em flauta transversal pela UNESP, onde recebeu a orientação de Sarah Hornsby e licenciado em educação musical pela mesma instituição. Foi aluno de Jean-Noël Saghaard e Rogério Wolf, na Escola Municipal de Música. Atuou entre 2010 a 2018 nas seguintes orquestras e grupos: Orquestra Sinfônica Jovem da EMM, Banda Sinfônica Jovem SP, Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Jovem de Guarulhos, Companhia Paulista de Música, Banda Lira de Diadema. Também atuou como flautista na peça infanto-juvenil Logun-Edé – uma pequena yorubópera, no Teatro Imprensa em 2011. Como solista participou do Panorama Savino de Benedictis – Vida e Obra realizado na Escola Municipal de Música e no Centro Cultural São Paulo (2011). Atualmente é professor de flauta transversal na Ong Amis - Associação Morumbi de Integração Social.
Soprano. Interpretou obras inéditas e papéis como Rainha da Noite, em A Flauta Mágica de W.A. Mozart, no Teatro Municipal de Santiago do Chile, Carolina, em Il Matrimonio Segreto de D. Cimarosa no Teatro São Pedro e Marzelline, em Fidelio de Beethoven, no Theatro Municipal de São Paulo, onde atuou também em O Rouxinol de Stravinsky (no papel título) e na premiada L’enfant et les sortilèges, de Ravel (como o Fogo, a Princesa e o Rouxinol). Participou ainda de óperas como Rigoletto (Gilda), O Barbeiro de Sevilha (Rosina) dentre outras e na estreia da premiada O Menino e a Liberdade (como “a moça”), de Ronaldo Miranda. Formada em Canto pela USP e tendo como orientadora vocal Isabel Maresca, foi solista junto a importantes orquestras, maestros e regisseurs. Realizou turnê pelos EUA (em 2014) e entre suas gravações estão o DVD A Flauta Mágica (Tucca) e CDs dedicados à música contemporânea brasileira pelo selo Sesc. É membro do Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo desde 2019.
Flautista brasileira. Professora Dra. do Departamento de Música da FFCLRP- USP, onde coordena o LaFlauta, Laboratório de Flauta. Colabora com o compositor Paulo C. Chagas num projeto de música audiovisual imersiva telemática. De 1999 a 2018 foi primeira flautista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e, de 2000 a 2014, foi primeira flautista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi integrante da Camerata Aberta, da EMESP, com a qual recebeu o prêmio APCA 2010 e o 8° Prêmio Bravo, 2012. Desenvolve um intenso trabalho na pesquisa da performance da música contemporânea brasileira, recebendo diversas obras dedicadas a ela. Atualmente está voltada para a pesquisa sobre composição colaborativa, performance telemática e improvisação com eletrônica. É pesquisadora responsável pelo projeto de pesquisa “Música Telemática: Conectividade em Ambientes Virtuais”, financiado pela FAPESP e diretora da OSUSP.
Pianista. Graduado pela ECA-USP, mestrado em performance pela The City University (Londres) e doutorado pela FFLCH – USP. Os livros Canto da Língua: Alberto Nepomuceno e a invenção da canção brasileira, bem como as Canções para voz e piano de Alberto Nepomuceno foram publicados pela EDUSP. Trabalhou na produção, edição e apresentação de programas para a Rádio Cultura FM de 1996 a 2005. Ministrou cursos livres de História da Música e realizou palestras-concerto em diversas instituições de São Paulo: Centro Universitário Maria Antonia (CEUMA), Centro Cultural CPFL de Campinas, e SESC Vila Mariana, entre outros Como curador, organizou séries de apresentações para o Espaço Cultural da Caixa Federal em São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, CEUMA e SESC. De novembro de 2011 a dezembro de 2016, integrou a curadoria de música do Centro Cultural São Paulo.
Flautista e cantor. Estudou na Escola Municipal de Música com os flautistas Jean-Noël Saghaard e Rogério Wolf e na Escola de Música do Estado de São Paulo com Sarah Hornsby, sua atual orientadora no curso superior de música da UNESP. Foi flautista da Orquestra Jovem de Guarulhos, da Banda Jovem do Estado de São Paulo (2007 e 2008) e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, com a qual participou de duas turnês na Alemanha (2011 e 2013). Em 2013, foi premiado no concurso jovens solistas da OSJESP, atuando em concerto na Sala São Paulo, transmitido pela Televisão Cultura. No mesmo ano, estudou flauta e pedagogia musical no Johannes Brahms Konservatorium de Hamburgo, Alemanha. Como cantor, integrou, em 2009, o Coral Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência de Naomi Munakata. Prossegue os estudos de canto lírico com a professora Heloisa Petri.
Vencedora do XIV Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita em 2011, na categoria “Cantora Solista” – por suas atuações em “A Viúva Alegre” e em “Andrea Chénier”- , Edna D’Oliveira aperfeiçoou-se na Inglaterra em Opera Performance, na Royal Academy of London. Na Alemanha aperfeiçoou-se em lieder. E, em Viena, trabalhou sua voz com a soprano Eliane Coelho.
Seu talento e versatilidade lhe proporcionam sucesso de crítica e público, tanto nos palcos de ópera como na plataforma de concerto.
É professora na Faculdade Cantareira e na Escola Municipal de Música do Theatro Municipal de São Paulo. Dedica-se à pesquisa da música erudita negra das Américas.
Bacharel em viola pela ECA-USP, integrou a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e a Orquestra Jazz Sinfônica. Nos EUA, cursou Mestrado na Boston University e Doutorado na Universidade da California, tendo participado de importantes festivais de música na antiga União Soviética, EUA e Inglaterra. Ainda no exterior, integrou a Santa Barbara Symphony Orchestra, a Boston Philharmonic, a Vermont Symphony Orchestra e a Boston Modern Music Orchestra. Regressando ao Brasil, foi integrante da OSESP entre 1997 e 1999. Atualmente é professor livre-docente de viola e música de câmara no Departamento de Música da Unicamp. Tem atuado em importantes festivais de música brasileiros, entre eles o de Campos do Jordão, a Oficina de Música de Curitiba e o FEMUSC. Como solista, desenvolve trabalho de valorização do repertório brasileiro contemporâneo, além de atuar como camerista em diversas formações, com destaque para o quinteto de cordas Quintal Brasileiro. Fundador da ABRAV (Associação Brasileira de Violistas), atuou como vice-presidente entre 2014 e 2018 e atualmente exerce a presidência.
Maestrina, teve como principal orientador o maestro Eleazar de Carvalho. Estudou piano e trompa, e é formada em composição e regência pela Unesp. Por 3 anos consecutivos foi selecionada selecionada para o curso latino americano da OEA/El sistema, na Venezuela, além de vencer importantes concursos latino americanos, dentre eles o 1° concurso de regência da Orquestra sinfônica do Chile. Esteve à frente de importantes orquestras como a Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica da USP, Sinfônica de Piracicaba, de Câmara de Curitiba, Sinfônica do Chile, Sinfônica de Lara e de Los Llanos Occidentales (Venezuela), de Câmara Guaireña (Paraguai) entre outras. Trabalhou como Maestrina na Orquestra Experimental de repertório, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Coral Lírico do Theatro Municipal de São Paulo, é atualmente regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, da Escola Municipal de Música de São Paulo, onde também é a coordenadora artística.
Contrabaixista, professor, compositor, regente. Professor de contrabaixo e música de câmara da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e da EMMSP (Escola Municipal de Música de São Paulo). Natural de Florianópolis, Santa Catarina, é graduado em contrabaixo pela USP, sob orientação de Henrique Autran Dourado, pós-graduado em Mannheim (Alemanha), Solisten-Examen, sob orientação de Christoph Schmidt, e em Colônia (Alemanha), Orchester-Examen, sob orientação de Veit-Peter Schüssler. É também Mestre em Musicologia pela USP, sob orientação de Flávia Toni, e doutorando na mesma área pela Unesp, sob orientação de Maurício de Bonis. Dedica-se paralelamente à composição e à regência, e entre 2009 e 2016 foi diretor artístico da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, tendo colaborado com relevantes solistas e compositores. Atua frequentemente como solista, recitalista, camerista, músico de orquestra, músico de ensembles de música antiga e professor em diversos festivais de música pelo Brasil.
É mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris), e pós-doutoramento junto ao Deptº de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CTR- ECA-USP). Professora titular do Programa de Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista- UNIP e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música (ECA-USP) tem, como principais linhas de investigação a semiótica musical e estudos interdisciplinares nos campos da música, comunicação e semiótica da cultura e da mídia. Tem uma dezena de livros publicados, em temas afins. Fundadora do Centro de Estudos em Música e Mídia – MusiMid e editora-chefe da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia. É autora de “Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio” (São Paulo: Annablume, 1997), “As vozes da canção na mídia” (São Paulo: Via Lettera/ FAPESP, 2003), além de ter organizado diversos livros contendo resultados de pesquisa realizados pelo MusiMid e convidados.
Percussionista. Mestre em percussão pela UFMG e graduado pela UNESP, o percussionista Herí Brandino complementou seu mestrado na McGill University, Montreal. Atualmente é professor de percussão do curso de pós-graduação em percussão brasileira da Faculdade Santa Marcelina e da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde também coordena grupos de percussão e de música contemporânea. Sua atividade musical tem diversos desdobramentos, incluindo performances de música de concerto, contemporânea, popular brasileira, improvisações, projetos com dança, teatro e marionete, participações em filmes e exposições, composições de solos, de grupos e de trilhas para espetáculos de dança e filmes. Seus projetos autorais de percussão corporal multi-linguagem e o "Percussão na Mochila" foram apresentados em diversos lugares do Brasil, em Buenos Aires, Nova Jersey, Indiana, e Ohio. Além de se apresentar em grupo em Amsterdã, Bruxelas e Zurique.
Violoncelista, pesquisadora e docente. Musicista versátil e comprometida com as expressões artísticas de seu tempo. Trabalha com repertórios que utilizam meios eletroacústicos, interdisciplina e improvisação. Atualmente participa em diferentes projetos colaborativos relacionados com sistemas computacionais autônomos, performance telemático e música visual em tempo real. Doutora em Interpretação Musical pela Faculdade de Música da Universidad Nacional Autónoma de México, onde recebeu a Medalha ao Mérito Acadêmico “Alfonso Caso”. Na Inglaterra, realizou estudos de mestrado na University of West London e obteve o Fellowship Diploma e o Advanced Studies Certificate do London College of Music. No Brasil, estudou na Universidade de São Paulo, onde obteve o título de Bacharel em Música, e no Conservatório Estadual de Música “Juscelino Kubitschek de Olveira” de Pouso Alegre, Minas Gerais. Desde 2000 é professora da Escuela Superior de Música del Instituto Nacional de Belas Artes y Literatura e atualmente é pesquisadora do Centro Nacional de Investigación, Documentación e Información Musical “Carlos Chávez”, ambos na Cidade do México.
Nasceu em 1997, em Ourinhos, Estado de São Paulo. Teve contato desde cedo com educadores musicais Orff, como Valéria Zeidan e Oswaldo Mori. Foi incentivado pelos pais e irmãs a seguir os estudos musicais, estudando percussão brasileira com Ari Colares na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Em 2010, começou a ter aulas de percussão orquestral e contemporânea com Alexandre Biondi e Heri Brandino, na mesma escola, e realizou pela primeira vez trabalhos remunerados como músico, tocando bateria e percussão em casamentos e festas. É bacharel e mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP), onde pesquisou sobre a relação entre percussão e palavra em poetas brasileiros e chineses. Entre 2019 e 2021, foi agraciado no Programa de Bolsas de Estudo "Magda Tagliaferro" da Sociedade de Cultura Artística. Nos últimos anos tem se dedicado a projetos de música de câmara e jazz, onde por vezes atua como compositor e arranjador, e também à atividade como professor de percussão e bateria no Projeto GURI, em São Paulo, Capital.
Cantora e compositora de renome internacional, radicada em Berlim, Alemanha. Formada em Música pela Universidade de São Paulo, foi bolsista na Hochschule für Darstellende Kunst em Stuttgart, e na Hochschule für Musik Hanns Eisler em Berlim. Fez Mestrado em Musicologia na TU-Berlin e em Teatro na FU-Berlin. Foi premiada em vários concursos como o "Jovens Solistas“ em São Paulo, "Carlos Gomes - Funarte“ no Rio de Janeiro, "Erika-Kött-Wettbewerb“ na Alemanha, entre outros. Atuou em inúmeras óperas, em amplo repertório, da música antiga à contemporânea. Dedica-se especialmente à criação de óperas contemporâneas, em trabalho direto com diversos compositores, que têm escrito especialmente para sua voz. Possui inúmeras gravações nas rádios alemãs, italianas e brasileiras, assim como produções de CDs. Como compositora, tem suas obras apresentadas em importantes Festivais e salas na Alemanha, França, Portugal e Brasil.
Cantora lírica e artista vocal, dedica-se à música de concerto tradicional e contemporânea/experimental. No Theatro Municipal de São Paulo, foi solista em I Volcanic de Malin Bång, Von Heute auf Morgen de A. Schoenberg, Mass de L. Bernstein, dentre outras. No Theatro São Pedro, foi solista no recital Pierrot Lunaire, e nas três edições do Ateliê de Criação Lírica. Teve aulas de vocalidade experimental com Tony Arnold no SoundSCAPE Festival, Juliet Fraser e Elaine Mitchener no Darmstädt Ferienkurse, e Sarah Maria Sun no Jonh Cage Workshop. Foi premiada no XV Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, e recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Canto Linus Lerner (2021). É bacharel em composição musical pela UFG, mestra e doutora em composição musical pela Unicamp, e criou o método Solfejo sem Medo de leitura musical.
Natural de São Paulo (1978), Leonardo Martinelli é compositor, professor universitário, conferencista e pesquisador, com doutorado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Atualmente, suas pesquisas e composições enfatizam a questão do affetto e da expressividade enquanto elemento estrutural nas poéticas musicais contemporâneas. Suas obras tem sido apresentadas regularmente nos principais eventos de música contemporânea do Brasil, tais como a Bienal de Música Brasileira Contemporânea e o Festival Música Nova, e interpretada por importantes orquestras, grupos de câmara e solistas em atividade no país e também no exterior. Recentemente dirigiu os programas educacionais do Theatro Municipal de São Paulo e tem trabalhado na promoção e debate da sustentabilidade da música clássica e dessa atividade como fator de mudança social, incluso duas conferência compartilhadas na Classical:NEXT, em Rotterdam. Atualmente atua como docente junto à Faculdade Santa Marcelina e à Escola Municipal de Música de São Paulo, além de colaborar para o Site e Revista Concerto.
Pianista. Sua trajetória artística como solista e camerista evidencia e destaca interpretações de obras ligadas à música dos séculos XX e XXI, com estreias e gravações de obras contemporâneas nacionais e estrangeiras, valorizando esse repertório e colaborando ativamente com os compositores mais atuantes. Foi pianista do Grupo Novo Horizonte (Prêmio APCA 1993) e da Camerata Aberta (Prémio APCA 2010 e Prèmio Bravo! 2012). Gravou os Cds Paisagem Brasileira (Meridien Records), Trópico das Repetições (SESC), Música de Câmara Brasileira (LAMI), ResSonâncias (selo LAMI), Espelho d’Água e Sobreluz (SESC) Fragmentos de um inverno Solar - Trio Tokeshi Rosas Bazarian - e Imaginário (selo LAMI) - seu primeiro disco solo - indicado ao Prêmio Bravo! 2012 de melhor CD de música erudita.
Bacharel em Instrumento pela Unesp e especializado em Clarinete e Clarone pelo Conservatório de Rotterdam, na Holanda. É doutor em Práticas Interpretativas pela Unicamp. Foi clarinetista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, da Orquestra Sinfônica de Campinas, entre outras, e de grupos de câmara como o Sujeito a Guincho e a Camerata Aberta. Tem grande atuação como solista e camerista, apresentando-se no Brasil, Europa e Estados Unidos, destacando importantes estreias do repertório dos Séculos XX e XXI para clarinete e clarone. Ganhador, como solista, do Prêmio Eldorado de Música (1993) e do Prêmio Esso de Música (Holanda, 1996), entre outros. Desde 1992 é Professor de Clarinete no Departamento de Música da ECA – USP.
É timpanista solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo , docente da Escola de Musica do Estado de são Paulo (EMESP) e artista Adams-Brasil. Natural de São Paulo iniciou seus estudos na Escola Municipal de Música de São Paulo. É bacharel pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e formada pela Academia de Musica da OSESP . Em seguida foi para o Conservatoire Superieur de Strasbourg (França) onde estudou com: Stephan Fougeroux , Denis Riedinger e Emmanuel Séjourné e na Alemanha ficou sob orientação do timpanista Solista Jesper Korneliusen da Philharmonisches Staatsorchester Hamburgo . Ao longo de sua carreira atuou em diversas orquestras Orchestre d’Opéra National du Rhin , Orchestre National Philharmonique de Strasbourg (OPS), L’Orchestre Symphonique de Mulhouse (OSM), L’Ensemble Instrumental Strasbourg, Orchestre Baroque de Strasbourg , Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), trabalhando com os maestros Lorin Maazel, Yan Pascal Tortelier, Kurt Masur, Frank Shipway, Marco Letonja, Kristjan Järvi, Marin Alsop, Heinz Holliger, entre outros. Foi marimbista do musical da Broadway “O Rei Leão” e integrante de variados grupos camerísticos como: Orchestre de Percussion Strasbourgoise, ZETADUO e Camerata Voz e Arte.
Pianista. Detentora de varios prêmios nacionais e internacionais, é uma das mais destacadas pianistas brasileiras. Doutora pela USP, com estudos no Conservatório de Música de Genebra e no Instituto Jacques Dalcroze. Bacharel em Língua e Literatura Inglesa pela PUC-SP. Foi docente da UNICAMP, FASM e do Conservatório de Tatui. Nascida em uma família de artistas, recebeu sua formação musical de seu pai, João Dias Carrasqueira e dos professores L. Latorre, Lina Pires de Campos, Camargo Guarnieri, Roberto Schnorremberg, Jacques Klein, Magda Tagliaferro e, na Europa, B. Seidlhoffer, E. Richepin, H. Datyner, D. Rossiaud, Charles Dobler (música contemporânea), G. Demus, Hughette Dreyfuss (cravo). Seu repertório abrange do Barroco ao Contemporâneo com ênfase na Música Brasileira. Desenvolve intensa carreira como solista, camerista, professora convidada e conferencista, atuando em importantes salas de concerto nos EUA, Europa, Nova Zelândia, Armênia, e América Latina.
Um dos principais clarinetistas e claronistas brasileiros. É professor da Escola Municipal de Música da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e primeiro clarinete solista da Orquestra Sinfônica de Santo André. Foi primeiro clarinete e solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, de 1986 à 2014. Bacharel em clarinete pela Universidade São Judas Tadeu sob a orientação do Prof. Günther Push. Foi membro fundador do premiado grupo de Música Contemporânea “Novo Horizonte”, sob a direção do maestro Graham Griffths, tendo participado de diversos festivais e bienais de música contemporânea, no Brasil e na Europa. Gravou várias obras inéditas de compositores brasileiros. Claronista do premiado quinteto de clarinetas “Madeira de Vento”, participou do ClarinetFest nos EUA, Canadá e Itália, além do Festival Internacional de Clarinete e Saxofone em NanNing, China. Como professor, lecionou nas principais escolas de música do Estado de São Paulo e é frequentemente convidado a ensinar em festivais, encontros e congressos.
Paulo C. Chagas é compositor de renome internacional e professor de composição na Universidade da Califórnia, Riverside, onde fundou o “Experimental Acoustics Research Studio” (EARS), dedicado à exploração de interseções entre música e tecnologia. Com mais de 200 obras, sua produção inclui orquestra, música de câmara, eletroacústica, audiovisual e telemática, integrando tecnologia avançada na composição musical. Suas recentes encomendas, como Re-soundings(2021), Olhe essas águas… (2022) e A Hora das Coisas (2023), mostram sua fusão entre tradição e inovação digital. Chagas também é um pesquisador premiado, com destaque no campo da semiótica e filosofia da música.
Pianista. Bacharel, Licenciado e Mestre em Música pela USP (que lhe conferiu a “Láurea da excelência acadêmica”), pianista do Coral Paulistano do Teatro Municipal e professor de Piano da Escola Municipal de Música, foi também professor da Faculdade Cantareira, da FITO e do Conservatório Municipal de Guarulhos. Deve sua formação pianística a Elisa Capocchi e a Gilberto Tinetti. Nos EUA, aperfeiçoou-se com Robert Brownlee, na Universidade de Houston, e, em Nova Iorque, com Germán Diez (discípulo de Claudio Arrau). Aconselhou-se ainda com Badura-Skoda, Yara Bernette e Moura Castro, entre outros grandes mestres. Dos mais versáteis artistas brasileiros de sua geração, solista, camerista, pesquisador de música brasileira e contemporânea, realizou diversas primeiras audições no Brasil e em concertos na Europa. Sua intensa e prestigiada atividade pedagógica o têm conduzido ao júri de concursos e ao corpo docente de respeitados festivais de música no Brasil, Grécia e Itália.
Com sete livros publicados na área de Literatura Brasileira, tem sua formação ligada à USP, com Pós-Doutorado e Especialização em Organização de arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros, e Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É membro da Associação de Pesquisadores de Crítica Genética (APCG) e da Modernist Studies Association (MSA).
Coordenou o processamento do Arquivo Otto Lara Resende, no Instituto Moreira Salles de São Paulo (e organizou o livro Três Ottos por Otto Lara Resende). Participou da pesquisa para os documentários Mário 360 graus e Piano e ganzá: o mundo musical de Mário de Andrade, produzidos para a TV Cultura.
Desde 1993, é pesquisadora e participa de projetos ligados à organização do Arquivo Mário de Andrade no IEB-USP. Lançou Café, romance inédito desse escritor. Ao lado de Telê Ancona Lopez, estabeleceu o texto de Macunaíma, Poesias completas e O Turista Aprendiz, e estruturou a seleta São Paulo! comoção de minha vida.
Mestre em Artes (Performance Musical) pela ECA-USP e violoncelista da Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) desde 1998, foi professora de violoncelo da EMESP, de 2009 a 2023. É uma das idealizadoras ecoordenadoras da ABRACELLO (Associação Brasileira de Violoncelistas), criada em 2021. Em 2023, foi coordenadora pedagógica e uma das responsáveis pela realização do III Encontro da Abracello, realizado em setembro de 2023, na Sala São Paulo, em parceria com a fundação OSESP. Foi bolsista da Fundação Vitae e do Ministério da Cultura, especializando-se em violoncelo e música de câmara na Academia Ferenc Liszt, em Budapeste, Hungria (2000 a 2003). É violoncelista de diversos grupos de música de câmara: Quadril Quarteto de Cordas, Núcleo Hespérides, Duo Imaginário e Neymar Dias Trio. Transita com naturalidade entre performances de música de concerto e a música popular brasileira.
Formação: Licenciatura em Letras Franco-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio, PR (1978). Bacharelado em Música com Habilitação em Piano pela Faculdade Paulista de Arte, São Paulo (1979). Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2001).
Atuação Profissional principal: Assessora da Secretaria Municipal de Ensino na área de Artes, 1990-92. Diretora da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) de São Paulo, em 1993. Professora da FASM (Faculdade Santa Marcelina), 1990-93. Professora Assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), desde 1994. Atua principalmente nas áreas de harmonia e análise, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Consultora e assessora da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo para a área de Artes – Música, de 2002 a 2006. Idealizadora do Programa Guri Santa Marcelina e, juntamente com Marta Bruno, autora de seu Projeto Político Pedagógico (2008-10). Responsável pela criação e coordenação do Projeto de Extensão Da Capo, Curso Preparatório para o Vestibular de Música (2009-2019). Coordenadora do Conselho de Cursos de Bacharelado em Música e de Licenciatura em Educação Musical (2012-16) e Vice-coordenadora do Conselho do Programa de Pós-Graduação (2017-18) do Instituto de Artes da UNESP, campus São Paulo. Conselheira da Sociedade de Cultura Artística de São Paulo desde 2018.
Produção bibliográfica principal: Música: entre o audível e o visível (Edunesp, 2003, 1ª ed.), Edunesp/FUNARTE, 2008, 2ª ed.); Ouvir Wagner – Ecos Nietzschianos, em co-autoria com Alfredo Naffah (Musa, 2000); Coordenadora da Coleção Conexões Musicais: Música e Filosofia/Estética Musical, Música e Tecnologia/O som e seus novos instrumentos; Música e Meio Ambiente/Ecologia Sonora (Vitale, 2004). Tem capítulos de livros e inúmeros artigos publicados em jornais, revistas e periódicos acadêmicos. Realizou a série de 23 Vídeos intitulada “Formas musicais” com a OSESP, em 2019.